Para os que sonham com a cozinha perfeita e não querem perder tempo com detalhes, a melhor opção é contratar um arquiteto ou então comprar uma cozinha planejada em lojas como a Elgin, Sca, Bontempo, Florense e Artigiano (todas essas trabalham em parceria com a Alonso Mármores).

Pensando naqueles que querem montar sua própria cozinha com alternativas mais em conta, abaixo algumas dicas:

A altura padrão da pia de cozinha é de 90cm (por baixo da pia). A esse cálculo ainda devemos adicionar 4cm da espessura do granito (90cm +4cm = 94cm).

Abaixo da pia de granito, geralmente há um gabinete ou balcão inferior, que costuma ter uma altura de 67cm em lojas que vendem esse tipo de armário em medidas padronizadas.

A diferença (exemplo: 90cm medida por baixo da pia - 67cm do gabinete = 23cm) pode ser preenchida por um rodapé de alvenaria revestido com o mesmo granito da pia ou ainda (quando possível) regulando os pés do próprio móvel.
A distância entre o chão e a base do gabinete não deve ser inferior a 15cm.

Antes de comprar o armário que irá ficar abaixo da pia, verifique a medida correta do espaço onde o gabinete será instalado. Os móveis para apoiar a pia vem com um bom espaço vazio previsto para a cuba (simples ou dupla) e o encanamento, deixando em alguns casos um pequeno espaço na lateral da peça para gavetas.

Geralmente os gabinetes de pia tem a medida de 120cm ou 150cm de largura, mas dependendo do espaço que você tem disponível em sua cozinha, é possível encontrar armários padronizados em larguras menores ou maiores.

Os gabinetes à venda em lojas de móveis padronizados costumam ter no mínimo 60cm de profundidade, mas considere comprar o gabinete e os outros módulos da cozinha com profundidade maior (70cm por exemplo) se está pensando em instalar na mesma parede, por exemplo, uma máquina de lavar louças (consulte a profundidade da lava-louças no site do fabricante).

Além da largura e da profundidade da pia, é necessário informar à marmoraria o tipo de acabamento em marmores e granitos desejado para a borda da pia, a altura do frontão ou testeira (peça de granito que fica em contato com a parede e impede que líquidos escorram para trás da pia) e onde deverá ser feito o furo/corte da torneira na pedra.

O cliente também pode optar por comprar a torneira e a cuba de inox diretamente da marmoraria.

No caso de ilhas de cozinha ou outras peças em granito para áreas secas, outras informações são necessárias como por exemplo as medidas para corte do cooktop, fogão embutido, registros de água, gás, etc.

Solicite um orçamento para saber o preço de pias para cozinhas ou outras peças sob medida.

Alonso Mármores: marmoraria que desde 1969 já realizou mais de 40mil obras em São Paulo e oferece mais de 290 opções de pedras naturais, industrializadas, nacionais e importadas. Veja projetos realizados pela Alonso Mármores.

 

Tags: